segunda-feira, 26 de março de 2012


A IMPORTÃNCIA DA POSTURA LÚDICA NOS PROFESSORES DE GINÁSTICA LABORAL


A cada dia cresce o número de artigos, livros, reportagens e cursos que falam sobre a importância da Felicidade Corporativa e principalmente as contribuições positivas que esse ambiente pode proporcionar a empresa e seus colaboradores.

Mas será que estamos preparados para ministrar ações dentro deste ambiente? Não podemos aplicar uma ação ou dinâmica, sem nos capacitar, sem entender a diferença entre brincadeira e ludicidade e por fim de entender a importância da contribuição de uma equipe interdisciplinar nestas ações, onde cada um com sua capacitação e talento irá contribuir para esta busca corporativa.

Mais especificamente, sobre a Ludicidade nos programas de Ginástica Laboral, atualmente muitas empresas já contrataram este serviço, porém percebe-se certa insatisfação com o conteúdo, com as aulas propostas e principalmente com a falta de motivação, carisma  e alegria por parte dos professores.

Pensando nisso, separei para vocês algumas contribuições:

O sentido lúdico passa pela percepção da importância de cultivarmos a linguagem do brincar nas nossas crianças internas e naqueles com quem convivemos, para assim nos religarmos com nossos sentidos e percepções visíveis e não visíveis e co-criamos uma cultura do brincar significativo.
(Cipriano Luckesi)

O lúdico é um estado interno de prazer e alegria do sujeito e ludicidade é uma denominação geral para esse estado, essa é uma qualidade de quem está lúdico por dentro de si mesmo.

Qualquer atividade proposta somente poderá ser considerada como lúdica se ela proporcionar ou estimular um estado lúdico dentro daqueles que dela participam, esta pode ser desde uma aula técnica como uma dinâmica.

Algumas caracteristicas são fundamentais para a formação de um profissional lúdico, são elas:

  • Criador;
  • Transformador;
  • Ser brincante;
  • Flexível;
  • Saber ouvir;
  • Facilitador;
  • Ser sujeito;
  • Buscar a ampliação da consciência, conhecimento;
  • Ser sensível ao outro, ao contexto e inserido no todo.

E lembrem-se:

Brincar é colocar seu corpo e a alma dentro do processo (Humberto Maturana).

O jogo é necessário na vida humana. Assim como o homem precisa de repouso corporal para restabelecer-se, assim também precisa de repouso para a alma, o que é proporcionado pela brincadeira (Tomás de Aquino, 1856).

O Brincar é sair da sua experiência e cair na experiência do outro (Renata Meirelles).


Profa. Esp. Andrea Frangakis


Para quem não sabe, estamos reunidos construindo um valioso encontro de profissionais para falar sobre a Ludicidade Corporativa, será um valioso momento com trocas e vivências sobre os conceitos, beneficios, técnicas e as contribuições de cada profissional envolvido. Acompanhem meu blog e o grupo no facebook, tenho certeza que vamos crescer juntos! Abraços lúdicos, Andréa Frangakis

Compartilhando ludicidade

Começo esse blog de uma forma bem singela, na verdade, não sou muito boa nessas tecnologias, mas me curvo diante das possibilidades e benefícios que podem trazer, afinal trata-se de uma grande ferramenta para compartilharmos idéias, realizar ótimos contatos e com certeza divulgar nossos trabalhos e linhas de pesquisas. Conto com a compreensão e sugestão de todos que dele fizerem uso. Abraços lúdicos, Andrea Frangakis